mol

1

Nunca doamos tanto!

Desde 2016, as doações da MOL Impacto crescem a cada ano e, em 2023, ultrapassamos a inédita marca de R$ 12 milhões

Para nós, todo ano é uma oportunidade de ir além. Afinal, escolhemos dedicar nossas vidas a mudar realidades complexas e sempre soubemos que muito sempre seria pouco, dada a escala dos problemas socioambientais no Brasil. Portanto, mesmo após doar mais de R$ 10 milhões em 2022, começamos um novo ano querendo mais: mais projetos, mais doações, mais impacto. E conseguimos!

Com as doações deste ano, ultrapassamos a somatória de

R$ 68 milhões

doados a mais 200 organizações sociais de todo o Brasil

Só em 2023, doamos R$ 12.146.309,60 para 172 ONGs

Foto: Carol Siqueira

"Em 2023, batemos nosso recorde histórico de produtos vendidos e doações realizadas.

Mas nosso maior marco no ano foi inaugurar um ciclo de transição, maturidade e governança, em que, enfim, nos reconhecemos como aquilo que já éramos há muito tempo. Mais do que uma editora, somos um negócio social para fomentar engajamento em causas, as doações para a sociedade civil e a transparência de projetos sociais por meio do conteúdo e da comunicação."

Roberta Faria,

Cofundadora e CEO da MOL Impacto

Foto: Divulgação MOL Impacto

"Para além dos mais de R$ 12 milhões arrecadados com a venda de nossos produtos,

no ano que passou nós investimos tempo e recursos na construção de um novo espaço de influência, onde podemos engajar, operar e comunicar projetos de doação que tenham a ambição de transformar a realidade brasileira. Estamos muito animados com o novo momento que se materializa na MOL Impacto - um negócio ainda mais ambicioso e pronto para os novos tempos."

Rodrigo Pipponzi,

Cofundador e Presidente do Conselho do Grupo MOL

2

Transformação na prática

Vivemos para doar e doamos para mudar um pouquinho de muitos mundos

Um problema muito bom nos acomete mais e mais a cada ano: não temos espaço para contar tudo o que é viabilizado pelas doações que fazemos. Isso acontece não só porque os valores vêm crescendo, mas porque estamos aprimorando a interlocução com as organizações sociais e monitorando o uso dos recursos como nunca!

Em 2023, graças aos recursos gerados pelos projetos da MOL Impacto, as ONGs parceiras conseguiram fazer muita coisa. Veja alguns números:

42,7 toneladas

de ração doadas

É o equivalente a mais de 600 mil refeições para cães e gatos.

UM ENCONTRO ESPECIAL EM UM DOMINGO QUALQUER

“Quando vi aquele cachorrinho caramelo lindo na loja da Petz, foi amor à primeira vista! Fiz o cadastro e fiquei torcendo pra que a adoção desse certo. Finalmente recebi a ligação de entrevista e conversei com a ONG que cuidava de tudo. O Thomas me ajudou a curar uma depressão e não me vejo mais sem ele.”

Thamires Vieira Rocha, tutora do cão Thomas, acolhido pela ONG ACASA e encaminhado para adoção em uma loja da Petz, nossa parceira

20.600 atendimentos

de saúde realizados

Os beneficiários foram mais de 18.788 pessoas indígenas e ribeirinhas.

Tratamento odontológico para mais de

5 mil crianças

Todos os estados atendidos, com prioridade para as famílias mais vulneráveis.

1.050 cestas

de alimentos orgânicos entregues

Além de complementar 17.250 refeições, ainda apoia pequenos produtores rurais.

COMIDA BOA NO PRATO E RENDA PARA O AGRICULTOR

“A relação do Orgânico Solidário com a MOL Impacto chegou ao terceiro projeto em conjunto. O sucesso da quantidade de famílias alimentadas e a geração de renda para dezenas de agricultores orgânicos vêm de relações de médio e longo prazo. Ter a MOL Impacto como veículo desse impacto é incrível.”

Aziz Camali Constantino, cofundador da ONG Orgânico Solidário

9.604 atendimentos

em reabilitação neuromotora

Mais de 2.400 adultos e crianças com quadros clínicos diversos, atendidos por uma série de organizações.

MEDICINA DE PONTA COM CUIDADO DIGNO E HUMANO

“Em 2020, tive um AVC Hemorrágico Cerebelar. Na época, morava no RS, mas, no final de 2021, me mudei para Guarulhos (SP). Foram muitas terapias até agora. Além de todo apoio técnico, as pessoas que trabalham na AACD são gentis e bondosas. Mesmo vindo de longe, me senti acolhida por todos durante um momento tão difícil.”

Carolina Cobra Barbieri, paciente da ONG AACD

8.585 atendimentos

a pacientes com câncer

Mais de 12.400 pessoas impactadas, em tratamentos médicos e psicológicos.

Reforço escolar para

1.266 alunos

da rede pública

Além de apoio nos estudos, eles recebem lições de incentivo à autonomia.

25 mil mudas

de árvores nativas plantadas

Mais de 10 hectares de Mata Atlântica restaurada em áreas de preservação.

3

Quem faz a MOL acontecer

O perfil do nosso time traduz a crença no poder da diversidade

Foto: Ilana Bar

Em 2023, o número de funcionários seguiu o mesmo do ano anterior: 49, além de cinco profissionais dedicadas exclusivamente ao Instituto MOL e oito sócios e sócias. A maioria feminina continua inabalada (até cresceu um pouquinho), e terminamos o ano novamente com representantes em sete estados. Seguimos bem avaliados no Great Place to Work e criamos novos benefícios, que deram o que falar.

86%

da equipe se identifica com o gênero feminino

A maioria trabalha remotamente, o que nos permite ter representantes em quatro regiões:

Em relação à idade, temos um quadro com prevalência da Geração Z*:

43% de 20 a 30 anos

*não inclui sócios

31% de 31 a 40 anos

24% de 41 a 50 anos

2% 51 anos ou mais

* não inclui sócios

Great Place to work

Pelo sexto ano consecutivo, recebemos o selo GPTW, que atesta a satisfação dos funcionários com o local de trabalho, de acordo com uma série de critérios. Dessa vez, o índice de satisfação ficou em 94 - acima da média de 91 das 150 empresas melhor avaliadas - com destaque para as avaliações nos quesitos Orgulho (nota 98) e Camaradagem (nota 97).

Licença Menstrual

Desde 8 de março de 2023, Dia Internacional da Mulher, nossas profissionais têm o direito de tirar até dois dias de afastamento remunerado durante o período menstrual. É a primeira empresa brasileira a conceder esse benefício, após o acompanhamento da bem-sucedida experiência da Espanha, que incluiu a licença como direito trabalhista.

Semana de quatro dias

Outra inovação foi a adesão ao programa piloto da organização 4 Day Week. Após testar o modelo de semana de trabalho mais curta em outros países, eles chegaram ao Brasil e a MOL Impacto decidiu aderir. Começamos com a equipe de Operações, que desde o início de 2024 já está trabalhando um dia a menos, com as mesmas metas e o mesmo salário

Jornada Doadora

Em 2023, implementamos um calendário de ações para engajamento da equipe às causas que apoiamos. Foram palestras, campanhas de doação de roupas e de sangue, visitas a ONGs e até Corrida do GRAACC. Para coroar o ano, em dezembro teve mais uma gincana do Dia de Doar, na qual seis grupos conseguiram 496 doações, totalizando R$ 46.981,49.

4

Parece que foi ontem...

O ano voou, mas vamos lembrar pra sempre dos grandes momentos

Mesmo depois de 16 anos na estrada, ainda conseguimos ter primeiras vezes, graças à nossa vontade permanente de explorar novos territórios e inovar sempre. Mas gostamos mesmo é de fazer coisas que durem e que impactem muita gente, mesmo quando não estamos mais presentes. Isso é legado e, em 2023, tivemos momentos que durarão para sempre.

5

Cúmplices da transformação

Começamos com uma causa e uma rede parceira, mas hoje somos muitos!

Devemos muito a eles: sem nossos parceiros empresariais, o modelo que nos trouxe até aqui não seria possível. Graças ao acordo de ganha-ganha que estabelecemos com empresas que reconhecem a importância da filantropia e da informação, conseguimos vender nosso produto em todos os estados brasileiros, contar com uma força de venda de dezenas de milhares de atendentes e ter tiragens bem grandes, que nos permitem doar. E, ultimamente, além das redes varejistas, temos trabalhado com a indústria e até ONGs como clientes, o que nos abre novos caminhos para a ação social.

De janeiro a dezembro de 2023, publicamos:

21 livros

10 e-books

6 calendários

5 livros-baralho

PESQUISA VAREJO COM CAUSA

Você sabia que 69% dos consumidores do varejo estão preocupados com questões socioambientais? Esse e outros dados estão presentes no levantamento pioneiro que realizamos, com patrocínio da B3 Social e da PWC, e apoio do Capitalismo Consciente Brasil, da Cause e do IDV.

MONITORAMENTO DO IMPACTO DE OUTROS DOADORES

Em 2021, decidimos nos abrir ao formato de consultoria, apoiando grandes doadores a acompanhar o impacto das suas doações a organizações sociais. Foi assim com o Fundo Magalu de Combate à Violência contra a Mulher, que ajudamos a estruturar, selecionar as ONGs apoiadas e monitorar o impacto, e o programa de doações do iFood, para o qual fazemos a interface com as ONGs, desde a conciliação de valores até a prestação de contas.

Veja abaixo todas as empresas e organizações que realizaram projetos conosco em 2023: